Avaliação do Usuário

Star inactiveStar inactiveStar inactiveStar inactiveStar inactive
 

Apresento abaixo (clique em Leia Mais) livros de negócios cuja leitura recomendo fortemente. Enfatizo a importância de serem lidos na versão original em inglês. Nada contra tradutores,mas talvez pela pressão do tempo, vejo barbaridades como traduzir "cross functional processes" por "processos simultâneos" ou "direct report" por "relatórios diretos" ou a fantástica tradução do título de um livro de ficção, muito bom aliás, "The Physician" para "O Físico" (e a tradutora tentou se justificar no programa do Jô Soares). Também coloquei abaixo uma resenha do livro Corporate Culture Survival Guide do Edgar Schein.

  • The Innovator's Solution - Clayton Christensen, Micael E. Raynor

Sucessor do livro The Innovator's Dilemma, aborda, de uma forma menos acadêmica, como as empresas podem se perder quando ocorre uma mudança tecnológica disruptiva. Muitas empresas, líderes em seus segmentos, deixaram que empresas entrantes crescessem sem serem incomodadas o que acabou lhe custando muito caro.

  • The Attention Economy - Thoas H. Davenport, John C. Back

Somos a primeira sociedade com transtorno de deficit de atenção. Somos bombardeados por informação como nunca antes na história e acabamos ficando muito mais seletivos ao decidir no que devemos prestar atenção.

  • Does IT Matter? - Nicolas G. Carr

Mostra como a infraestrutura de TI está se comoditizando em um fenomeno comparável com a eletricidade o vapor e as ferrovias. Leitura rápida e agradável.

  •  The Future of Management - Gary Hammel

A gestão evoluiu pouco no último século, neste livro, Gary Hammel mostra como podemos ter um futuro mais humano ao mesmo tempo em que maximizamos o potencial criativo.

  •  Winning Score - Mark Graham Brown

Leitura imprescindível para quem quer trabalhar com indicadores de desempenho, scorecards, visão, missão e valores.

  •  Thinking for a Living - Thomas Davenport

Mostra como cada vez mais pessoas trabalham com conhecimento e como devemos levar isso em conta ao pensar na melhoria de processos.

  • The Fifth Discipline - Peter Senge

As empresas que terão sucesso no futuro serão as empresas comprometidas com a capacidade de aprender em todos os níveis da organização. Livro um pouco extenso, mas com ideias fantásticas.

  •  The Progress Principle - Theresa Amabile, Steven Kramer

Todos temos uma vida interior profissional (percepções, emoções e motivação) e ela deve ser levada em conta para extrairmos o potencial das pessoas. Baseado em um estudo feito pelos autores com centenas de profissionais.

  •  What Metters Now - Gary Hammel

O que as empresas devem fazer para enfrentar os desafios modernos que exigem adaptabilidade, inovação, valores, paixão e ideologia.

  • Blown to Bits - Philip Evans, Thomas S. Wurster

Livro antigo (2000), mas interessante sobre o impacto que a internet (comunicação rápida e rica) tem na estratégia das empresas.

  •  Leading Change - John Kotter

Livro imprescindível para quem lida com mudanças. Analisa os oito erros que as empresas cometem lidando com mudanças e depois apresenta os oito passos. Eu reuniria tudo nos oito passos, porque acaba sendo meio repetitivo, mas mesmo assim, é um excelente livro. Leitura obrigatória. A tradução é de uma versão bem antiga do livro.

  • The Corporate Culture Survival Guide - Edgar Schein

Leitura fundamental e agradável para quem quer entender aspectos culturais em empresas. Leitura obrigatória. Um "resumo" deste livro encontra-se em meu site neste mesmo item de menu. A versão traduzida é de uma versão bem antiga do livro. A versão em inglês foi totalmente revisada.

  • Organizational Culture and Leadership - Edgar Schein

Versão acadêmica do "The Corporate Culture Survival Guide". Sugiro que seja lido depois de ler o Survival Guide.

 

Bibliografia para apresentações

  • Presentation Zen - Garr Reynolds

Muitas pessoas abominam o PowerPoint®, mas na realidade o que abominam são apresentações mal feitas. No livro, existem várias sugestões de como fazer uma apresentação efetiva, do processo de concepção da apresentação até o desenvolvimento dos slides em si.

  • Clear end to The Point - Stephen M. Kosslyn

Discute 8 aspectos psicológicos que devem ser levados em conta para se fazer uma apresentação PowerPoint® de sucesso.