Quando ocorrem mudanças?

Mudanças ocorrem de forma planejada (projetos) ou não. Uma forma planejada de mudança é um projeto. Projetos são empreitadas com início meio e fim e podem ser criados para, por exemplo, mudar processos com desempenho ruim ou que não atendem mais às necessidades da organização ou ainda implantar sistemas integrados (ERP). Exemplos de mudanças não planejadas são alterações na legislação ou em fatores externos à organização que afetem sua competitividade.

Uma mudança que afete a organização deve ser gerenciada. Para efetuar processos de Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO) (Organizational Change Management) utilizamos um Framework que passaremos a explicar a seguir.

O nosso trabalho consiste geralmente no apoio e coaching de pessoal indicado pela EMPRESA para a execução das atividades relacionadas à Gestão de Mudanças em projetos de implantação de sistemas.

Embora o trabalho central seja a orientação de pessoal da Empresa na execução das atividades de Gestão de Mudanças Organizacionais, Mário Fonseca executará atividades como: